ENTENDENDO AS SIGLAS RELACIONADAS A SIPAT
top of page
Buscar

ENTENDENDO AS SIGLAS RELACIONADAS A SIPAT

Atualizado: 20 de jul. de 2021

Quando o assunto é SIPAT, existem uma quantidade enorme de siglas e abreviações que para profissionais leigos no assunto podem ser um pouco confusas, por isso, vamos te ajudar:


SIPAT: Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Como o próprio nome já diz, uma semana dedicada a conscientização sobre a prevenção de acidentes dentro e fora do ambiente de trabalho.


CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Grupo formado por funcionários da empresa que podem ser elegidos por seus colegas ou pelos dirigentes ou funcionários contratados especificamente para desenvolver a função.

Principais responsáveis por promover as SIPATS, além de cursos, palestras e treinamentos voltados para segurança do trabalho.


SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente

Semana dedicada a conscientização da prevenção com foco no Meio Ambiente, onde também pode ser tratados assuntos sobre saúde e segurança do trabalho.


SESMT - Serviço Especializados em Engenharia e Medicina do Trabalho

Equipe composta por profissionais de Saúde (Médico e Enfermeiro do Trabalho) e Segurança do Trabalho (Engenheiro e Técnico em Segurança do Trabalho) que visa proteger a integridade física dos funcionários.


PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Legislação Federal com foco em na preservação da saúde e integridade dos trabalhadores diante de riscos oferecidos no ambiente de trabalho.


PCMSO – Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional

Programa desenvolvido para identificar antecipadamente, através de exames laborais, qualquer desvio que comprometa a saúde dos trabalhadores.


NR5 – Norma Regulamentadora 5

Conjunto de normas regulamentadas pelo Ministério do Trabalho, que trata especificamente de todos os aspectos relacionados a CIPA, estipulando regras condições e detalhes que devem ser obedecidos pelas empresas e trabalhadores envolvidos nesse ramo de atividade.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page