Buscar

COMO FAZER UMA SIPAT DE SUCESSO?

Atualizado: 8 de Abr de 2020

A SIPAT deve ser realizada durante uma semana uma vez ao ano e tem como principal objetivo informar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho.

Alcoolismo, Tabagismo e DST são os três temas obrigatórios por leis a ser tratados nas SIPATs, mas há muitos outros temas relacionados a doenças, segurança, saúde e meio ambiente que também podem ser abordados, alguns desses temas podem ser sugeridos pelos próprios colaboradores da empresa, trazer temas diferentes todos os anos, promover gincanas, ter atividades lúdicas como teatro e intervenções teatrais, interações, palestras diferenciadas com dinâmicas de grupo e/ou sorteios de brindes aumenta o interesse dos funcionários na SIPAT. Outra maneira de criar um maior engajamento seria oferecer serviços de saúde como avaliações médicas para verificação de pressão arterial e glicemia, consultas sobre alimentação, aulas de alongamento e ginastica laboral ou até mesmo massagens ou sessões de relaxamento. Em algumas SIPATs podemos também ter o envolvimento das famílias dos funcionários, promover um Dia Da Família, para que eles possam mostrar seu ambiente de trabalho aos filhos e cônjuges, promover cursos ou atividades que integrem a todos pode estreitar os laços funcionário/empresa.

Quanto mais diversificada e diferente for a SIPAT maiores são as chances de participação dos colaboradores aumentando exponencialmente os conhecimentos adquiridos e assim atingindo o objetivo principal da SIPAT que é a redução de acidentes de trabalhos e doenças ocupacionais.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo